sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

Pé de Tento


Pé de tento



Eu ganhei há tempos umas sementes (Um punhado), um pouco maior que um caroço de milho, bonitinhas e avermelhadas, com riscos brancos: Parece um olho de Cabra.

Bem! Perguntei para o Garcia, “ O cara” que me deu as sementes, o que era aquilo?

Ele me disse assim: - O pessoal lá no Rancho usa para jogar truco, serve para marcar os tentos da partida.

- Esta certo! Mas, me diz, como chama essa semente?

- Sei Lá!  Só sei que é para marcar tento de truco!

- Pô! Mas que planta que é essa? Qual o nome??

- Não sei, só sei que da lá na beira do rio!

- Ah! tá bom entendi!

Caramba! Acabei ficando curioso, mas deixei para lá.

Deixei as semente jogadas lá em casa! Depois dei para o meu filho brincar ” Pedro”. Ele brincou, por uns tempos, e as abandonou.

Tempos depois, cansei de vê-las jogadas, e as espalhei por cima da terra, num vaso que tem uma renda portuguesa que ganhei. Mas era só para enfeitar por cima da terra.

Passado muito tempo, Surpresa! Saiu um brotinho bonitinho que nem só, e delicado que só ele.

O Estranho! De tantas sementes, apenas uma brotou o restante acho que a terra consumiu. Apesar de minha intenção, ter sido de apenas enfeitar o vaso, jogando por cima da terra.

O broto ficou forte, com folhas bem grandes e verdes.

E Não é que esse treco brotou bonitão!... Mas qual o nome disso pensava?

Acompanhei seu crescimento só a titulo de curiosidade, queria ver no que dava.

Um bom tempo depois, numa noite, na faculdade eu fui tirar umas cópias na biblioteca, mas estava muito cheio, e resolvi ir à parte externa, lá na rua, numa coisa lá que tira cópias.

(Chama-se Boteco da Zezé) é mole? Boteco?  Boteco que tira Cópias? Sim! Isso mesmo! Um lugar que poderíamos chamar de: Empresa de múltiplos negócios, Tiram-se cópias, Vendem-se Lanches, Contam lorotas, Faz jogo do bicho, Tem televisões... (duas) uma para assistir novelas e outra, futebol, Tem Passe de Ônibus, refrigerante, calcinhas, sutiãs, Cachaça, creolina, Torresmo, lamparina, cigarros de palha, vende até sítio Pegando fogo, Resumindo! Um lugar sem igual, fantástico! Tentador!

É pequeno e barulhento, mas aconchegante, está sempre lotado e não tem hora para fechar.

(Aliás! Essa Zezé é o cão na caneta)

Ah! Pasmem! Zezé vende fiado, e alguns fregueses têm até caderneta, isso mesmo...caderneta lembra?

Entendeu como funciona a caneta né?

Bem, Nesse boteco! Zás! lá no alto de uma prateleira, um pote com uma porção de sementes, igual ás que ganhei!  Eu fiquei curioso, e resolvi tirar minhas dúvidas! Perguntei para Zezé: - Qual o nome dessas sementes ali do pote Zezé?

- Não Sei! Ganhei de um cara da biologia, achei bonitinhas e botei aí para enfeitar! E você até conhece o sujeito! É aquele cara gente fina de Goiás, que só toma Crystal. Isso mesmo! Crystal. (Que Paladar estragadinho né?)

De bate pronto matei! Ah já sei quem é... É o Madureira.

Bem, pensei! Se o cara trouxe as sementes, faz o quarto ano de biologia, com certeza sabe o nome da tal semente.

No recreio ele vem aqui disse Zezé! (Bem pueril esse Recreio né?) bem, é Melhor intervalo.

Encontrei o tal gente fina no intervalo, esse tal Madureira tem um sotaque ótimo! O acaipirado da Região Centro Oeste misturado com o sotaque caipira de Ribeirão Preto é um belo presente para os ouvidos com Rs (Erres) Vórta, Pórta, mórta, àrve, Córguinho e por aí vai. E o tal sujeito fala alto até umas horas, tem o botão enroscado no ultimo. (Parece que foi criado debaixo de cachoeira). Mas, é boníssimo o menino,  é muito divertido papear com ele, é alegria na certa!

É muito doidão o Madureira: Contou-me que numa divergências no primeiro ano de curso com o companheiro de Republica, me disse: que o sujeito era  um mala pesada, sem alça, cheio de arestas, lisa e sem rodinhas.

Numa noite voltando para casa achou uma macumba na encruzilhada, daquelas com farofa galinha preta, azeite de dendê, pipoca, pimenta, pé de bode, velas coloridas etc. Diz que era linda a macumba!  E Pode-se lá ter macumba linda? Ele Teve uma grande ideia, roubou a macumba toda, colocando no porta-malas do carro.

Foi para Republica, e lá, seu companheiro dormia mamadamente  pesado, ele então por vingança, maldade, por sacanagem, Armou de novo a macumba no quarto do cara, com velas acesas, galinha morta e tudo mais! E ainda espalhou pó de carvão no quarto inteiro, acompanhado de umas fotos do tal “inimigo mala” e espalhou pelo chão, e foi embora beber mais.

Segundo o Madureira, Era só pra testar o coração do Cabôquinho (sic)!

Imagine o susto do tal quando acordou sozinho, rodeado pela linda macumba, galinha morta, pé de bode e velas acesas?

O que se sabe, é que o mala andou bravo com todo mundo da republica, xingou todos, esbravejou, chorou de raiva.

O fato é que algum tempo depois, o mala sem alça acabou indo embora, e lógico que ele não sabe que foi o Madureira, pois tinha uns oito moradores nessa Republica!



 Outra do Madureira: quando criança, lá para suas bandas, uma das diversões da molecada, era fazer guerra com merda de vaca! E tinha uns que até estocavam Merda em casa para tal guerra. Pode isso?

 Esse mesmo grupo de moleques,  Tinha como diversão também: Ir espiar (escondidinhos) as meninas, as filhas dos peões da fazenda, nadar no Açude, grande parte delas se banhavam sem nada.

Após as belas visões, eles iam para um esconderijo, atrás de umas Taboas e se arrebentavam na punheta! Imaginem só... oito ou dez moleques naquele ritmo acelerado e fazendo trejeitos e tudo mais!

Devia ser uma cena linda não é?

Quando adultos, ficaram envergonhados, pois descobriram que aquilo era armação das meninas, pois elas sabiam que eles estavam lá espiando! E, sempre após o banho, a diversão das bonitinhas sabe qual era?

Pois bem, elas fingiam que iam embora, davam volta pela mata e, Tcham!! “Bem escondidinhas Também”, assistiam os bestalhões se arrebentarem naquele balé de cinco contra um!

Até hoje eles se perguntam? Como não desconfiamos? Como elas sabiam que a gente espiava? E o esconderijo? como descobriram?

Elas sempre são mais espertas que nós meninos.

Um grande detalhe! – Hoje, eles, já são adultos, e todos se conhecem, pois ainda é uma cidade pequena moram próximos, E até agora Ninguém comeu Ninguém!



Voltando ao Pé de tento, Perguntei ao Madureira qual era o nome cientifico da semente ou, da planta?

Ele culturalmente me responde: - É Pé de tentoo ué!

Impressionante a resposta! Mas acabei por insistir.

Sim eu sei Madureira! Será que não tem um nome especifico, cientifico, ou coisa parecida?

- Sei lá! Só sei que é uma árvona grande! Que chama, Pé de Tento! Tudo mundo lá pela minhas bandas só conhece essa arvona como Pé de tento ué! ( belo português do Madureira.)



Pensei... Bacaninha ele! Que resposta legal! Mas acabei agradecendo.

Valeu Madureira!

Decepcionado, fiz um muxoxo qualquer e saí.

Mesmo decepcionado! Acho que tive um ótimo progresso, pois agora eu sei, que vai ser uma árvore grande esse tal Pé de Tento.

E quem me perguntar em casa qual o nome da dita planta eu nem vou hesitar, e respondo bem rapidinho: É Pé de Tento Ué!











Joel Ferro

Nenhum comentário:

Postar um comentário